Cachoeirinha é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre. Localiza-se junto ao rio Gravataí, no sul do país.

O município fica situado em um ponto estratégico na Região Metropolitana de Porto Alegre, com acesso facilitado aos municípios vizinhos. O município faz divisa com Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Gravataí e Alvorada. O feriado facultativo de Cachoeirinha é no dia 15 de Maio, dia da emancipação. Cachoeirinha é conhecida por ter um grande distrito industrial e ter a sede de grandes empresas de diversos ramos. É um dos 9 únicos municípios gaúchos que tem um time de futebol na primeira divisão do Campeonato Gaúcho, desde que o Esporte Clube Cruzeiro se mudou de Porto Alegre para Cachoeirinha, onde construiu sua nova Arena no bairro Granja, com capacidade para 16 mil pessoas, a ser inaugurado em 2017.

Geografia

Parque Municipal Tancredo Neves

A proteção ao meio ambiente, sua preservação e recuperação, recebe especial atenção no município, tanto através de ações efetivas da comunidade como do ponto de vista legal, com a aprovação de leis e decretos. O Parque Municipal Tancredo Neves, com 17 hectares de área, possui exemplares centenários, como figueiras com mais de 300 anos, além de variados espécimes de flora e fauna regionais, protegidos pela fiscalização. Parte deste parque é destinado ao Centro de Educação Ambiental, que atua na pesquisa e produção de mudas e espécimes nativas e na educação de crianças da rede municipal de ensino.

Horto florestal

O município tem ainda o Horto Florestal Municipal Chico Mendes localizado ao lado da rodovia RS118, com cerca de 1,4km², que é um grande berçário de espécimes vegetais nativas. O local, fundado em 1989, abriga mais de 50 mil mudas de 480 espécies diferentes de plantas nativas, frutíferas, exóticas, medicinais e ornamentais.

Hidrografia

A bacia hidrográfica de Cachoeirinha é constituída pelo rio Gravataí e seus três afluentes. O rio tem suas nascentes no município de Santo Antônio da Patrulha, com área de drenagem de 2.800 km², apresentando vazão média de 28 m³/s, percorrendo um total de 39 km.

Demografia

Na década de 1970, Cachoeirinha foi um dos municípios gaúchos com maior crescimento populacional. Atualmente o município conta com 119.100 habitantes que se dividem em 44,018 km² de área territorial. A maioria absoluta da população mora na zona urbana, com apenas 700 moradores na chamada zona rural.

Cultura e Esportes

A mais popular das tradições do povo gaúcho tem em Cachoeirinha o CTG Rancho da Saudade, que é situado junto a um parque de rodeios, onde são realizados eventos que reúnem artistas, ginetes e milhares de pessoas. A ronda crioula, realizada anualmente no município, recebeu o reconhecimento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sendo incluída no calendário oficial. Os rodeios realizados em Cachoeirinha atraem pessoas de várias cidades do país. Além disso, o município conta com o chamado Parcão de Cachoeirinha, um local de lazer onde se pode correr, praticar exercícios físicos, além de suportar diversos eventos da cidade.

É um dos 9 únicos municípios gaúchos que tem um time de futebol na primeira divisão do Campeonato Gaúcho, desde que o Esporte Clube Cruzeiro se mudou de Porto Alegre para Cachoeirinha, onde construiu sua nova Arena no bairro Granja, com capacidade para 16 mil pessoas, a ser inaugurado em 2017.

Vídeo sobre a cidade de Cachoeirinha

Mapa da cidade de Cachoeirinha