A 27ª edição do evento ocorre até 10 de dezembro, na Praça da Juventude, Rua Mário da Costa Pereira s/n°, Bairro Granja Esperança. A Feira estará aberta ao público sábado e domingo das 14h às 21h e, nos outros dias, das 9h às 21h.

Serão onze expositores de livros, focados em diferentes segmentos, tais como infantil, juvenil, adulto, especializado em livros de baixo custo, entre outros. Um dos expositores direcionado ao público infantil, por exemplo, irá comercializar além de livros, personagens das histórias em forma de fantoches. Os livreiros ficarão instalados dentro da cancha coberta da Praça da Juventude, onde também estará o palco de apresentações e shows.

Para a bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, Simone Medeiros, a Feira tem como principal objetivo a formação de novos leitores. “Chamamos a atenção também para o patrono deste ano: o jornalista, escritor e professor Ruy Carlos Ostermann. Ele estará presente tanto na solenidade de abertura, na sexta-feira, quanto em bate-papos com estudantes do nosso município”, comenta Simone.

Além da comunidade, a Feira do Livro terá a presença em peso dos alunos de escolas municipais, estaduais, particulares, creches e do Projeto Pescar, para participar de atividades específicas, como palestras, bate-papos, contação de histórias e oficinas. A Feira receberá em torno de mil alunos por dia e o agendamento das escolas já está quase esgotado.

A Feira do Livro de Cachoeirinha é promovida pela Prefeitura Municipal e o SESC, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), com o apoio da CORSAN.

Sobre a estrutura da Feira do Livro:

Os onze expositores estarão localizados na cancha coberta da Praça da Juventude, onde também estará o palco de apresentações e shows.

Na área aberta da praça será montado o Café da Feira, onde os visitantes poderão fazer um lanche.

A Praça da Juventude possui duas salas ao lado da cancha coberta. Na maior delas ficará a Sala Lobatinho, onde serão promovidas palestras, encontros e bate-papos. Na sala menor, vai funcionar a Bebeteca, espaço criado pelo SESC adaptado para os bebês terem seus primeiros contatos com a leitura.

Na sexta-feira e no sábado, o SESC montará brinquedos infláveis para as crianças.

Em torno de 20 pessoas organizam a Feira, entre a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), da Biblioteca Pública Monteiro Lobato, da Praça da Juventude, do SESC e da Câmara do Livro.

A Guarda Municipal fará a segurança do início ao fim do evento.