No dia 22 de novembro, sexta-feira, acontece, na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, a partir das 18h, um evento com palestras, orientações, exames rápidos e outras atividades relativas ao combate e prevenção ao câncer de próstata. Conforme o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria do Governo, André Guterres, “o principal objetivo deste evento é esclarecer dúvidas a respeito do câncer de próstata e fazer com que os homens procurem mais os serviços de saúde oferecidos pelo município”.

O exame preventivo da próstata deve ser feito anualmente por todos os homens acima dos 50 anos, ou antes disso em caso de histórico familiar de câncer de próstata em parentes diretos, ou ainda se o paciente se queixa de dor ao urinar e se urina com muita frequência. Funciona assim: o exame de sangue PSA pode ser solicitado por um clínico geral, em qualquer posto de saúde do município.

Em caso de alteração neste exame, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Clínicas – CEC (antigo PAM), onde um urologista faz o exame de toque retal. Se houver alteração também, o paciente é encaminhado para outros exames e, se necessário, para o tratamento do câncer de próstata, ambos de responsabilidade do Estado.

Acompanhe os dados recentes de Cachoeirinha em relação ao câncer próstata:

Consultas em urologia:

2011 – 1.411

2012 – 1.495

2013 – 643, até o primeiro semestre

Encaminhados para exame em urologia hospitalar:

2011 – 5

2012 – 15

2013 – 8, até o primeiro semestre