Quem possui habilidades e competências para ministrar atividades de artesanato, informática, música, capoeira, cineclube, dança, desenho, educação ambiental, fotografia, jornal, judô, taekwondo, karatê, inglês, espanhol, letramento, matemática, rádio escolar, recreação, teatro, tênis de mesa ou xadrez tradicional pode ser voluntário do Programa Mais Educação. As escolas do município estão selecionando pessoas para desenvolver projetos no turno inverso das turmas, durante 3 horas, de segunda a sexta-feira.

O Programa é uma parceria com o Governo Federal e visa à ampliação da jornada escolar. Segundo o Ministério da Educação, o Programa “induz e subsidia a implantação da educação integral nas escolas públicas, tendo como princípios a articulação das disciplinas com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais”.

Voluntários também podem se inscrever para atuar no Programa Escola Aberta, que incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade social. As escolas participantes precisam de oficineiros para esportes, informática, danças, recreação, artesanato, reforço escolar, capoeira, judô, taekwondo e grafite. As oficinas serão oferecidas aos sábados, das nove às 15 horas, para toda a comunidade do entorno escolar.

Em ambos os programas, será oferecido ao voluntário um ressarcimento para transporte e alimentação. As inscrições devem ser feitas na escola onde se quer ministrar a oficina. Os interessados também podem enviar seu currículo para o email smed.pme@gmail.com.

Escolas participantes do Mais Educação:

Alzira Silveira Araújo, Assunção, Carlos Antônio Wilkens, Castro Alves, Dagmar de Lima Mucillo, Fidel Zanchetta, Getúlio Vargas, José Victor de Medeiros, Costa e Silva, Ivo Antônio Rech, Maria Fausta Teixeira, Natálio Schlain, Papa João XXIII, Portugal, Prof. Osmar Stuart, Tiradentes e Vista Alegre.

Escolas participantes do Escola Aberta:

Alzira Silveira Araújo, José Victor de Medeiros, Portugal e Natálio Schlain.